Banner

Histórico


O Laboratório de Ensino e Pesquisa Comparada sobre as Américas do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação sobre as Américas da Universidade de Brasília (CEPPAC/UnB) iniciou suas atividades como "Laboratório de Análise de Dados Qualitativos" em 2007. Resultado do projeto elaborado pelo professor Henrique Carlos de Oliveira de Castro, do CEPPAC, para “montar um laboratório de informática, em formato de sala-de-aula, para a formação de estudantes de pós-graduação”. O projeto recebeu o financiamento da CAPES por meio do Auxílio PE-1621/2006 em 19 de Dezembro de 2006.
   
Naquele momento, os avanços técnicos permitidos pela desenvolvimento informacional já impactavam a pesquisa em Ciências Sociais, especialmente na análise quantitativa, entretanto, no Brasil, a formação de cientistas sociais aptos a utilizar essas ferramentas ainda era deficitária. O CEPPAC, atento aos avanços tecnológicos e seu impacto no desenvolvimento metodológico nos campos interdisciplinar e das Ciências Sociais,  responde à necessidade de formação de mestres e doutores capazes de realizar pesquisas comparadas sobre os países das Américas, manipulando e analisando grandes quantidades de dados. 

Com o passar dos anos, o rápido avanço na utilização de recursos informacionais na pesquisa em Ciências Sociais, especialmente na direção da abordagem qualitativa, foi ao encontro dos objetivos para a criação do Laboratório de Análises de Dados Qualitativos. Além disso, rápidas mudanças ocorreram na área, advindas da crescente digitalização de dados importantes para as Ciências Sociais e da ampliação de recursos informacionais que gerou novas fontes de dados e potentes ferramentas de processamento. O desenvolvimento técnico, entretanto, contribuiu para a especialização metodológica, influenciando distintamente as abordagens qualitativa, quantitativa e mista. Os uso destas ferramentas para a comparação e a criação de novas, voltadas para esta abordagem, são desafios que impulsionam o colegiado do CEPPAC a propor a reformulação do Laboratório.

Com a aprovação do Projeto de reformulação do Laboratório, no primeiro semestre de 2014, tornando-o Laboratório de Ensino e Pesquisa Comparada Sobre as Américase a nomeação do professor Camilo Negri como seu coordenador, se iniciou o processo de reformulação.

Atualmente, o Laboratório abriga atividades de ensino e pesquisa e, concomitantemente, segue em processo de reformulação, que envolve a adequação física e a atualização de máquinas e programas para atender aos seus objetivos.